quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A vida acontece quando estamos pronto



Quanta ansiedade, quantas expectativas, quantas decepções geramos na vida! Quantas vezes nos decepcionamos com coisas e situações que acontecem em nosso cotidiano! Quantas e a troco de quê?

Outro dia, falando com um amigo, ele me disse em desabafo que estava farto de tantas decepções em sua vida. Era traição da namorada, incompreensão da família, falsidade no trabalho, pois tinha um excelente cargo e um promissor plano de crescimento na empresa em que trabalhava, mas por motivo de doença teve de se afastar por um tempo e um colega assumiu seu posto. Tempos depois perdeu o cargo e o emprego e nada mais dava certo em sua vida. Simplesmente, o chão onde pisava desapareceu.

Como bom amigo, fui logo falando francamente, na expectativa de poder consolá-lo. Mas tomei um susto quando ele me olhou com os olhos vermelhos e esbugalhados e com o dedo em riste, retrucando:

- Quem você pensa que é para me dar conselhos?

Que decepção ouvir isso de um amigo, ainda mais de um amigo que eu gostaria de ajudar naquele momento tão difícil da sua vida. Mesmo assim, me esforcei e relevei sua rudeza.

Nosso maior aprisionamento vem da ansiedade e da expectativa!

Comecei explicando para ele que os maiores aprisionamentos espirituais são pela ansiedade, pelas expectativas, pelas emoções negativas como mágoas, raivas, rancores, rejeição, abandono, ódio etc. Quando nos libertamos dessas emoções, tomamos consciência de nós mesmos, do nosso valor, da responsabilidade com nossas escolhas, da consciência de que somos os únicos responsáveis pela nossa luz e pelas nossas sombras. Por isso, quando nos centramos, equilibramos e respeitamos nossos valores e nossas razões. Conseguimos enxergar além das aparências, além das ilusões emocionais, e tudo acaba acontecendo como que por encanto.

Por incrível que pareça, a ansiedade e as expectativas são responsáveis pela nossa ignorância e pelos atrasos dos acontecimentos. Quando nos libertamos da ansiedade e das expectativas, tudo acontece. Esse é um ensinamento comprovado, transmitido pelas Escolas Espiritualistas e pelos Grandes Mestres.

Quando tomamos consciência, a vida acontece naturalmente!

Quando tomamos consciência de nós mesmos, do nosso valor, do que até então estávamos fazendo conosco - abrindo mão do nosso poder para outras pessoas, entregando a nossa paz, nossa serenidade, nossa alegria, nossa competência, nossa carreira, nosso casamento, nossa felicidade, ao imediatismo, à solução fácil oferecida por estranhos nas esquinas -, a vida simplesmente, naturalmente, acontece!

Quando nos liberamos da ansiedade e das expectativas, irrompem os acontecimentos. A vida realmente é muito sábia, extraordinariamente sábia! Somente quando tomamos consciência e nos libertamos é que a energia se aproxima e gera os contatos para que fortaleçamos os nossos sentimentos, nossa tomada de consciência, nossa percepção, reforçando de forma definitiva nossos posicionamentos. Os Mestres e Protetores são compassivos, amorosos e pacientes em nos esperar.

Na maioria das vezes, ficamos presos numa ansiedade e expectativa com relação aos acontecimentos mais marcantes em nossas vidas, aguardando que algo aconteça. Ficamos presos, amarrados numa situação que nos desgasta e nos empurra para a decepção.

A grande sacada para nos libertarmos dessa situação é deixar acontecer!

Já imaginaram plantar uma semente e ficar sentado olhando para o vaso, aguardando a mudinha aparecer na superfície da terra? Ora, é a mesma coisa. Haja paciência!

Plante a semente e esqueça. Vá cuidar de outros afazeres, pois num belo dia, quando menos se espera, a mudinha brotará linda e formosa. E se a semente estiver estragada e não vingar, não se decepcione. Plante outra e mais uma e tantas outras que certamente algumas brotarão!

Então, você saberá: controle a ansiedade, acabe com as expectativas e não haverá decepções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário