quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Seus pensamentos...


Seus pensamentos estão mostrando

Telepatia é uma maldição?
Douglas Adams, humorista e autor de ficção científica, mencionou uma raça de aliens chamada belcebrons em seu livro "O Restaurante no Fim do Universo". Os aliens foram amaldiçoados com a telepatia - qualquer pensamento que eles não tinham articulado imediatamente eram transmitidos para os planetas vizinhos. Como resultado, os belcebrons se tornaram tagarelas barulhentos, num esforço para evitar que seus pensamentos fossem enviados a outros alienígenas.

Há vários problemas práticos e éticos a considerar em relação à comunicação baseada no comportamento. Um deles é que qualquer sistema vai exigir que os sujeitos passem por extensivo treinamento para funcionar apropriadamente. Como você pode enviar pensamentos específicos enquanto protege outros? Você não iria querer transmitir cada pensamento seu para o mundo. Precisaremos desenhar um sistema que é fácil de controlar para manter a comunicação clara e privada.

Uma vez que os humanos tenham a habilidade de enviar pensamentos, nós também precisaremos nos preocupar com a possibilidade de sistemas sendo criados para espionar as conversas. A espionagem vai incorporar um novo elemento.  E há a possibilidade assustadora da polícia do pensamento - um conceito encontrado em muitos romances de ficção científica. Que proteções  precisarão ser tomadas para evitar que espiões "escutem" seus pensamentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário