sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

"O que um olhar pode revelar"

Os olhos são o espelho da alma porque refletem direta e imediatamente o processo de energia do corpo.
Quando a pessoa está carregada de energia, seus olhos brilham.
O brilho dos olhos de uma pessoa é, assim, um bom sinal de seu estado de saúde.
Qualquer depressão no nível de energia de uma pessoa diminui a luz de seus olhos.
Na morte, os olhos se tornam opacos.
Há, também, uma relação entre a carga dos olhos e o nível de sexualidade.
Não estou falando de excitação genital, que também tem reflexo nos olhos.
A sexualidade é um fenômeno do corpo todo e revela o grau em que a pessoa está identificada com seu funcionamento sexual.
Na pessoa que tem um elevado grau de sexualidade, o fluxo de energia é total, e os pontos periféricos de contato com o mundo estão bem carregados.
Estes pontos, como já mencionei, são os olhos, as mãos, os genitais e os pés.
Este fenômeno acontece quando o sentimento ou a energia se torna enfocada sobre qualquer destes órgãos.
A relação entre os olhos e a sexualidade é expressa na frase “olhos brilhantes e rabo assanhado”.
Um dos aspectos do "grounding" é estar identificado com a sexualidade da pessoa.
Qualquer atividade ou exercício que aumente a sensação de estar firme, aumenta a carga dos olhos.
Todo o funcionamento dos olhos é afetado pelo fortalecimento do contato de uma pessoa com suas pernas e com o chão.
Os vários exercícios de "grounding" que se usa na Bioenergética são úteis para este fim.
Muitas pessoas relatam que após terem trabalhado bastante com as pernas, sua visão melhorou a tal ponto que os objetos da sala pareceram mais claros e nítidos.
Quando uma pessoa não tem os "pés firmes no chão", não consegue ver claramente o que está em torno de si. Pode-se até dizer que esta pessoa está "cega por suas ilusões".
Estas considerações sustentam a hipótese de que o grau da carga de energia dos olhos revela o grau da força do ego.

O indivíduo que tem ego forte, consegue olhar diretamente nos olhos de outra pessoa.
Este indivíduo pode fazer isso facilmente, porque está seguro de si mesmo.
Olhar para outra pessoa é uma forma de auto-afirmação, tanto quanto o olhar-se é uma forma de auto-expressão.
Creio que somos naturalmente conscientes destes fatos e, contudo, é surpreendente que haja pouca referência à importância dos olhos na maioria das discussões sobre a personalidade.
O próximo passo da nossa compreensão da relação entre olhos e personalidade é estabelecer uma conexão entre o olhar nos olhos dos diferentes tipos de caráter.
Cada estrutura de caráter tem um olhar típico que, nem sempre, pode ser visto pelo observador, mas que é, apesar disso, comum bastante para servir de critério para um diagnóstico. Isso se aplica aos indivíduos esquizofrênicos, cujos olhos tem olhar “distante”. Muitos psiquiatras notam isto.
Pode se saber que alguém está “ausente”, ou que pode se “ausentar”, apenas olhando nos seus olhos.
Vou fazer um resumo dos olhares de alguns perfis que associei nos diferentes tipos de caráter.

Permitam-me enfatizar que estes olhares não são continuamente presentes e que um olhar casual não é significativo, neste caso,(O que interessa é o olhar típico).
>Olhos que  não combinam com bôca,sendo os olhos a janela da alma,
esta "janela encontra-se fechada"...;
>Olhar que não combina com os lábios,embora "doces",sente(iu) um certo gosto amargo na vida...;
>Olhar ESQUIZÓIDE, sendo vago e inexpressivo. É a ausência de sentimento nos olhos que caracteriza esta pessoa. Quando uma pessoa esquizóide nos olha, sentimos a falta de contato. O esquizóide consegue olhar através dos outros. Ninguém se livra da divisão. O olhar não estabelece contato;
>Olhar "ORAL",é típico de apelo. Apelo de amor e segurança. Isto pode estar mascarado por uma atitude de pseudo-independência, mas, em geral, esta atitude é tão convincente que não dá para se fazer uma distinção clara entre essas duas conotações na personalidade oral;
>Olhar MASOQUISTA, é o de sofrimento ou de dor. Entretanto, este olhar é, frequentemente, disfarçado por uma expressão de confusão. O masoquista se sente preso numa armadilha e este sentimento é mais forte do que a sensação de sofrimento;
>Olhar PSICOPATA,são dois os olhares típicos desta personalidade. Eles correspondem às duas abordagens ou atitudes psicopatas. Um deles é o olhar irresistível ou penetrante, próprio dos indivíduos que têm necessidade de controlar ou de dominar os outros. Esses olhos se fixam em nós como se quisessem nos impôr sua vontade. O outro olhar é suave, sedutor ou misterioso, que engana a pessoa à qual é dirigido, fazendo com que ela se entregue ao indivíduo psicopata. O psicopata olha para você, mas não revela o que está sentindo.
(Obs.:Vou destoar o artigo como um serviço de utilidade pública)

Como identificar um PSICOPATA:
*Eles têm uma boa oratória e charme. São simpáticos e conquistadores num primeiro momento;
*Têm uma autoestima exagerada. Se acham melhores que os outros.
*São mentirosos patológicos. Mentem principalmente para conseguir benefícios ou justificar suas condutas;
*Têm comportamento manipulador. E, se forem inteligentes o bastante, os outros não perceberão esse comportamento psicopata;
*Não sentem remorso ou culpa. Nunca ficam em dúvida;
*Quanto à afetividade, são frios e calculistas. Não aceitam as emoções, mas conseguem simular sentimentos se for necessário;
*Não sentem empatia. São indiferentes. E até podem manifestar crueldade;
*Têm uma incapacidade patológica para assumir responsabilidade pelos seus atos. Não aceitam os seus erros. Eles raramente procuram ajuda psicológica, porque acham que o problema é sempre dos outros;
*Necessitam de estímulo constante. Ficam aborrecidos facilmente;
*Gostam de um estilo de vida parasitário;
*Agem descontroladamente;
*Não têm metas a longo prazo. Vivem como nômades, sem direção.
*Eles se comportam impulsivamente. Com ações recorrentes que não são premeditadas. Junto com a falta de compreensão das consequências de suas ações;
*São irresponsáveis;
*São antissociais;
*Tendem a ser deliquentes na juventude;
*Demonstram problemas de conduta desde a infância;
*Tiveram a revogação de sua liberdade condicional;
*Eles têm versatilidade para a ação criminal. Eles preferem golpes e delitos que requerem a manipulação de outros;
*Têm tendência a uma vida sexual promíscua, com vários relacionamentos breves e ao mesmo tempo. Gostam de falar sobre suas conquistas e proezas sexuais;
*Acumulam muitos casamentos de curta duração. Não se comprometem por muito tempo por ter que manter um vínculo.

>Olhar de um tarado sexual.Seu olhar é de total erotismo: “Você me excita...”,ao mesmo tempo de Ódio: “Odeio você”,seguido por um olhar Confuso. Indivíduo cuja vida orbita em torno das idiossincrasias do seu subjetivo desejo sexual, não pode ver uma mulher sem a provocar sexualmente, não passa por uma única mulher sem a “comer com os olhos”, todas as suas conversas descambam em assuntos sexuais, vê a mulher como um mero objecto sexual, etc..,(Se eu fosse do sexo feminino,andaria de cinto de castidade,5 rolhas na bolsa e aprenderia arte marcial "krav Maga").
>Olhar RÍGIDO,em geral, esta pessoa tem olhos mais ou menos brilhantes. Contudo, quando a rigidez é muito marcante o olhar se torna firme, mas sem perder o brilho. A firmeza é uma defesa contra a tristeza que está sob a superfície rígida e que é relacionada à frustração ao amor.
Diferentemente do caráter masoquista, o indivíduo rígido compensa a frustração com uma atitude forte e agressiva que ilumina seus gestos e seus olhos.

O distúrbio ocular mais frequente é a miopia.
É tão comum que, estatisticamente, é quase uma condição normal. Neste sentido pode ser comparada com a dor na coluna e a depressão, que muitas autoridades no assunto consideram normal na nossa cultura quando não inutilizam a pessoa. Parece-me que estamos nos tornando tão aleijados, emocional e fisicamente, que a tendência é considerar a saúde uma anormalidade. Infelizmente, ser saudável está se tornando uma raridade.
Muitas pessoas que usam óculos estão conscientes de que, se por um lado os óculos melhoram a visão, por outro interferem ou bloqueiam o contato dos olhos.
Por isso, é verdade que os olhos míopes são exageradamente abertos e fixos. Há pouca mobilidade no globo ocular. Os músculos do olho são contraídos e tensos. Se pudéssemos restaurar a mobilidade do olho, poderíamos reduzir substancialmente a miopia. Para isso, contudo, precisamos entender a expressão dos olhos míopes.

Os olhos arregalados e o globo ocular ligeiramente saliente, típicos da miopia, é uma expressão de medo. Um medo extremo deve ter causado esta expressão na pessoa míope. O indivíduo míope, entretanto, não sente nenhum medo, nem tem consciência da relação entre seus olhos e este sentimento. A razão disso é que o olho míope está num estado parcial de choque e, portanto, impedindo que qualquer emoção seja registrada por este órgão.
A terapia específica para os problemas da vista exige o conhecimento dos caminhos do fluxo de energia para os olhos.
Suponho que os oftalmologistas ignoram estes aspectos dos olhos por ser uma disciplina estritamente científica com um objetivo preciso,mas a expressiva função dos olhos não pode estar sujeita à objetificação ou medição.
Eu posso,de um certa forma,analisar um olhar,uma expressão facial com objetivo de compreender plenamente o funcionamento de um "estado de espírito" de uma pessoa,sem para isso precisar conhecer ou conviver com essa mesma pessoa.
Você gostaria de uma análise do seu "estado de espírito" pelo olhar? Então,envie-me uma foto de rosto para um estudo da sua personalidade;me permitindo "ver" no seu olhar um ponto não limitado,a sua natureza expressiva e o modo como você se determina.
Raramente duvido de minhas impressões, porque confio em minhas sensações.
Obs: Este post é uma colaboração do site http://id.discoverybrasil.uol.com.br/20-maneiras-de-detectar-um-psicopata/
http://www.libertas.com.br/libertas/o-contato-dos-olhos/ com autorização pela editora Summus, consta do livro, páginas 244 a 255, Bioenergética de Alexander Lowen, Editora Summus.