segunda-feira, 12 de agosto de 2013

"Simão Pedro,apóstolo de Jesus como PIETRO UBALDI"



Pietro de Alleori Ubaldi, melhor conhecido como Pietro Ubaldi (Foligno/Itália, 18 de Agosto de 1886 — São Vicente/Brasil, 29 de Fevereirode 1972), foi um filósofo e pensador espiritualista italiano.
Metade da sua obra foi escrita na Itália e a outra metade no Brasil,onde viveu o resto de sua vida, ocultado a sua encarnação como Simão Pedro,apóstolo de Jesus,onde somente duas pessoas sabiam desta verdade,Hercílio Maes e Chico Xavier,cujo pedido foi respeitado até a sua morte.
Ele não psicografava,suas mensagens que recebia era uma escrita direta, no "ditame de Jesus",onde alegava que a dita "incorporação" não vai mais ser necessária e sim a intuição direta.
Suas anotações não contém rasuras ou complementos,escrevia o que Jesus dizia.
O livro "A Grande Síntese", escrito entre 1932 e 1935, é tido como uma das suas principais obras, versando sobre uma proposta de compreensão unificada entre as formas de conhecimento humano.
Quando Pietro Ubaldi veio ao Brasil, em 1951, realizou uma série de conferências e foi divulgado em toda parte que ele era a reencarnação de Simão Pedro, o Apóstolo Pedro, ao qual Jesus teria confiado sua Igreja.
Houve, então, um indício de idolatria que, imediatamente, foi afastado pelo conferencista, por ser contrário a isto e não estar de acordo com o seu temperamento.
“Eu sei: a glória, os louvores do mundo, a notoriedade te repugnam.
Compreendo que isso te é uma nova dor.
Aceita-a, pois sabes que também isso é necessário a fim de que se cumpra tua missão”, afirmou “Sua Voz” na Mensagem recebida em Pedro Leopoldo (MG).
Ubaldi tinha plena convicção de sua passagem pela Terra junto com Jesus, recordava-se dos fatos marcantes junto do Lago de Genezaré, da Paixão e das lições do Mestre. O seu profundo Amor a Cristo, a sua vivência evangélica e a Obra que deixou, mostram quem foi Pietro Ubaldi.
As revelações das reencarnações dele chegaram de diversos países, desde 1932: de sua pátria (Roma, Milão, Turim, Livorno, Verona etc.), da Inglaterra (Londres), do Brasil (Rio de janeiro), da Argentina (Buenos Aires) e de outros lugares.
Em 1951, o famoso médium Francisco Cândido Xavier fez chegar ao conhecimento de alguns amigos íntimos, inclusive Clóvis Tavares, que Pietro Ubaldi era a reencarnação de Simão Pedro.
Entretanto, Ubaldi não as divulgou para que não servisse de pretexto à difusão do seu nome ou da Obra descida ao mundo por seu intermédio.
Esse assunto é tão importante,que ele disse: “depois que eu partir toda a verdade a meu respeito, inclusive as reencarnações, poderá ser divulgada e ser útil a alguém”. Por isto, tornamos público o que é do conhecimento de muitos, e pode ser encontrado, veladamente, em alguns livros seus, sobretudo “História de um Homem e Comentários”.
Tendo dedicado boa parte da vida ao estudo da filosofia e da religião, escreveu diversas obras sobre o tema, num viés espiritualista e universalista.
Ao longo delas, procurou demonstrar a existência de uma Lei Natural, segundo os princípio s de Sócrates e de Platão.
Simão Pedro ou PIETRO UBALDI,desenvolveu sua mediunidade à margem dos ditames espíritas.
Não sei se ele chegou a estudar as obras kardequeanas, se chegou não deve tê-las aceitado integralmente.
Kardec nunca lhe foi um paradigma. Ele sempre quis voar mais alto. Tinha idéias próprias e não iria submeter-se à Codificação Espírita. Mas como o brasileiro é um eterno louvador do que vem de fora, Ubaldi em pouco tempo fez aqui grandes amigos espíritas, alguns destes até muito importantes dentro do nosso meio, o que lhe facilitou o seu percurso no Brasil.
Certa vez, em Pedro Leopoldo, MG chegou mesmo a sentar-se ao lado de Chico Xavier para psicografar uma mensagem.
Sua linguagem mediúnica, porém, nunca teve a simplicidade e a claridade que vemos na linguagem xaveriana.
Ficou por aí apresentando seus ensaios filosóficos que nada tinham com o Espiritismo a utêntico.
Sua preocupação, na verdade, sempre foi a de criar um movimento próprio: o ubaldismo.
Teve ímpeto de explicar a essência de Deus.
Veja só até onde pode chegar um homem incensado.
Depois disso, que eu saiba, não saiu mais nada de fôlego de seu lápis que ganhasse a mesma notoriedade de "A Grande Síntese".
Mas ele só caiu mesmo na malha dos críticos mais exigentes quando se revelou adepto do monismo ( Doutrina Filosófica, segundo a qual o conjunto das coisas pode ser reduzido à unidade, quer do ponto de vista de sua substância, quer do ponto de vista das leis lógicas ou físicas, pelas quais o universo se ordena).
O monismo poderá ser materialista ou espiritualista, lógico e físico.
Escorando-se nessa tendência Ubaldi criou uma teoria própria que corre paralela ao Espiritismo que nada tem a ver com este.
Pensamentos Ubaldianos:
Trechos do livro UM DESTINO SEGUINDO CRISTO
Não se vence um mal combatendo-o com outro mal, um erro com outro erro. Se ao abuso não se contrapõe a honestidade, todos se situam do lado do primeiro. Não basta, para ter razão, possuir e usar a força da autoridade. (Pietro Ubaldi - Um Destino seguindo Cristo – Cap 2).
Quem toma só em proporção do que produz dificilmente se enriquece. O trabalho produz e a esperteza enriquece. É raro que nas origens de uma grande fortuna possa existir um ato de justiça.(Pietro Ubaldi - Um Destino seguindo Cristo – Cap2).
Patrões e servos estão proporcionados uns aos outros. (Pietro Ubaldi - Um Destino seguindo Cristo – Cap 3)
Ora, a função de adaptar as altas coisas do espírito, rebaixando-as ao nível do involuído, vem sendo realizada pelas religiões. Este é o trabalho dos ministros de Deus, o qual é realizado aceitando uma interpretação materialista do que é espiritual, encenando espetáculos com as representações do rito, adaptando-se às massas onde estas não cedem. Poder-se-ia observar em que medida Cristo transformou o mundo, ou até que ponto o mundo transformou Cristo. É preciso, no entanto, reconhecer que não havia outro meio para chegar a essa simbiose, necessária para os fins da evolução Reduzido a essas condições, o produto espiritual é aceito no plano humano, evolutivamente degradado, mas utilizável para os fins da vida. (....) Trata-se de uma mercadoria-esperança, baseada na fé, de modo que os descrentes a deixam sobre a mesa. Mas, para quem nela cr ê e, portanto, a deseja, nasce a luta entre a procura e a oferta, como sucede com qualquer troca Diz o fiel ao ministro: "eu te presto obediência, se tu me deres o paraíso". Diz o ministro ao fiel: "se tu não me prestares obediência, eu te mandarei para o inferno". Deve-se pagar com a obediência o paraíso que se adquire Mas aqui há qualquer coisa mais. Nas outras trocas o adquirente não é castigado, se não as efetua. Neste caso, se ele não as realiza, é sujeito a uma pena, de maneira que não está livre para recusar. Temos, assim, um mercado forçado em economia de monopólio. A realidade é que o ministro quer a obediência a qualquer custo e, por isso, utiliza os meios de que dispõe. No entanto, o jogo é totalmente psicológico e é descoberto, na falta de crentes ou ausência de fé. Tudo isso é inevitável num mundo em que a troca não é um balanço de justiça, mas é dirigida por uma forma mental egoísta, pela qual cada um luta para extrair do próxi mo a maior vantagem possível. (P. Ubaldi - Um Destino Seguindo Cristo – Cap 4)
O que é sólido não é o concreto, como se crê, mas o abstrato. O espiritual, porque se encontra em cima, subtrai-se ao vórtice do transformismo que tudo arrasta. (Pietro Ubaldi - Um Destino seguindo Cristo – Cap 4).
Parece que cada fenômeno, quando alcança uma fase de excessivo desenvolvimento, se esgota e regressa, por força das leis da vida, à sua posição de justo equilíbrio. Parece que os fenômenos se cansam por excesso e por carência, e quando se saturam num sentido ou noutro, a vida lhes freia o movimento desordenado, para reconduzi-lo à ordem dos seus equilíbrios. (Pietro Ubaldi - Um Destino Seguindo Cristo – Cap 4).
Quando os elementos que compõem uma sociedade não se coordenam para colaborar, não se pode falar de organismo, mas apenas de grupo, que, para continuar a existir mantendo-se unido, tem necessidade do domínio imposto por um chefe. Realmente, a primeira coisa que se procura em qualquer associação é quem a comande, impondo a sua disciplina, porque, sem este sistema forçado, o grupo se desagrega. Nos verdadeiros organismos, não nas unidades coletivas em formação, como é o caso da sociedade humana, mas nas que alcançaram o estado orgânico, não existe chefe, mas somente um centro, em direção ao qual espontaneamente se orientam em obediência todos os elementos componentes. A disciplina, que é a base necessária da ordem, é automática, e não há necessidade de ser imposta à força por um chefe. Este grau de evolução já foi alcançado pelo corpo hu mano. (P. Ubaldi - Um Destino Seguindo Cristo – Cap 5)
A abundância de qualquer coisa satura e tende a eliminar a capacidade de assimilação, aguçando, ao contrário, a sensibilidade em sentido oposto.
Bibliografia:
Grandes Mensagens Introdução e início da obra de Ubaldi, considerada por ele "de origem exclusivamente inspirativa". A edição brasileira apresenta uma biografia do autor.
A Grande Síntese Começa com a epígrafe "Síntese e Solução dos Problemas da Ciência e do Espírito". Traça o caminho que o ser percorreria por meio da evolução, desde o "plano da matéria" até o "do espírito", e mostra a "via de retorno a Deus", que seria o fenômeno fundamental do Universo e escopo supremo da Vida. O problema da consciência é sintetizado numa visão unitária e monista.
As Noúres Fala sobre "Técnica e Recepção das Correntes de Pensamento". Defende a existência de tais correntes e procura explicar como elas poderiam ser "captadas" pela intuição.
Ascese Mística Explica o fenômeno místico e descreve a experiência do autor nesse campo.
História de um homem O autor analisa as várias fases da vida, sobretudo em função de A Grande Síntese e Ascese Mística, que foram colocados pela Igreja, em 1939, no Index dos livros proibidos.
Fragmentos de Pensamento e de Paixão Aplicação dos princípios expostos nos volumes precedentes, dos problemas individuais e sociais. Os ideais franciscanos. A "verdadeira religião".
A nova civilização do terceiro milênio O autor mostra que a idéia central, o escopo da obra, é o de contribuir conceptualmente para a formação de uma "nova civilização" que estaria para surgir. Faz previsões sobre o novo Cristianismo e estuda o fenômeno místico vivido por São Francisco.
Problemas do futuro (O Problema Psicológico, Filosófico, Científico) Propõe e apresenta solução aos problemas mais díspares, fundamentais ao Conhecimento.
Ascensões humanas (O Problema Social, Biológico e Místico) O autor volta a observar a evolução da vida no aspecto espiritual.
Deus e Universo Síntese teológica. Começa a enfrentar em linhas gerais o problema das primeiras origens do Universo e o aspecto cósmico do ciclo involução-evolução do ser.
Profecias O autor faz profecias que se cumpriram integralmente. Explica Nostradamus, o Apocalipse e os profetas do Velho Testamento.
Comentários Apresenta opiniões e críticas à primeira obra, escrita até 1951. Inclusive a carta de Albert Einstein.
Problemas atuais (O Novo Mundo) Faz uma crítica à Maquiavel, tratando da Estabilidade Monetária, da Patogênese do Câncer e da Teoria da Reencarnação.
O Sistema (Gênese e Estrutura do Universo) É uma teologia científica que traça o caminho da existência do ser e as primeiras origens, mostrando a Obra de Deus na Criação.
A Grande batalha Descreve a luta que o indivíduo espiritualizado deve sustentar no ambiente terrestre, diante da necessidade prática contrastando com o Ideal.
Evolução e Evangelho Examina a posição do Evangelho diante da realidade da vida e a moral utilitária.
A Lei de Deus Com palavras simples, explica como funciona, no mundo, o pensamento. diretivo de Deus.
A Técnica funcional da Lei de Deus Mostra o mecanismo da forças espirituais em ação; as trajetórias e ações; como se pode corrigir os destinos errados; qual é a técnica da redenção e salvação e como, racionalmente, se planifica a vida.
Queda e Salvação É uma continuação de O Sistema. Analisa o fenômeno da involução do espírito até a matéria (a descida), anterior e complementar ao fenômeno da evolução (subida), estudado em A Grande Síntese.
Princípios de uma nova ética Trata-se de uma nova moral racional, construída sobre bases científicas. Estuda a personalidade humana e o destino, sob uma nova psicanálise, psicodiagnose, psico-síntese, e a ética do sexo como fenômeno social.
A descida dos ideais Fala-se de Teilhard de Chardin, de Jean-Paul Sartre, da crise do Catolicismo, Cristianismo e Comunismo, trabalho e propriedade etc.
Um Destino Seguindo Cristo Neste volume o Autor narra as experiências espirituais nos 40 anos dedicados à Obra.
Pensamentos Mostra como orientar-se na vida, e, através de casos verídicos, como é possível observar o funcionamento da Lei de Deus.
Cristo Analisa a personalidade de Jesus Cristo, o Evangelho e os problemas sociais. Cristo é pensado nessa obra como "o centro do fenômeno evolução-redenção-salvação

Nenhum comentário:

Postar um comentário