quinta-feira, 27 de junho de 2013

"Bicorporeidade"


O CONCEITO DE CORPOREIDADE.
Corporeidade é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo.
O corpo é movido por intenções provenientes da mente.
As intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo, que dá uma resposta para o corpo, que informa a mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo para novas manifestações.
A esta capacidade de o indivíduo sentir e utilizar o corpo como ferramenta de manifestação e interação com o mundo é chamado de corporeidade.
Biocorporeidade é a projeção do espírito à distância e materializar-se,pela capacidade mental,em locais distantes.
O perispírito não se divide,não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo,(ubiquidade),mas pode se projetar.
Caso semelhante aconteceu com Santo Antônio de Liguori e Antônio de Pádua que cada um esteve "presente" ao mesmo tempo em todos os lugares.
Não deixa de ser uma "onipresença".
A "Ubíqua" é a capacidade do médium em possuir, por exemplo, em certas crenças religiosas, Deus é considerado ubíquo, por lhe ser atribuído o dom de estar presente em toda a parte.
Santo Afonso de Liguori foi canonizado antes do tempo prescrito, por se haver mostrado simultaneamente em dois sítios diversos, o que passou por milagre.
Santo Antônio de Pádua estava pregando na Itália, quando seu pai em Lisboa, ia ser supliciado, sob a acusação de haver cometido um assassínio.
No momento da execução, Santo Antônio aparece e demonstra a inocência do acusado.
Comprovou-se que, naquele instante, Santo Antônio pregava na Itália, na cidade de Pádua."
Dois fenômenos de espíritos encarnados, que surgiram em dois lugares simultaneamente - bicorporeidade.
Será que as partículas constituintes da matéria propriamente dita possuem o "dom" da ubiqüidade?
Em caso afirmativo, o que existirá de comum com a ubiqüidade dos Espíritos Antônio de Pádua e Afonso de Liguorí?
Contudo, nos espíritos, sem suas vestes somáticas, somente perispirituais, esses fenômenos ocorrem com mais facilidade, vejamos em O Livro dos Espíritos:
"A alma não se divide, no sentido literal do termo: irradia-se para diversos lados e pode assim manifestar-se em muitos pontos, sem se haver fracionado.
Dá-se o que se dá com a luz, que pode refletir-se simultaneamente em muitos espelhos".

Pensamento tem sua natureza quântica.
Os Espíritos gastam algum tempo para percorrer o espaço, mas fazem-no com a rapidez do pensamento.
O pensamento não é a própria alma que se transporta,quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é a alma quem pensa.
O pensamento é um atributo.
Os mecanismos das alterações de cor, densidade, forma, locomoção e ubiqiiidade do corpo espiritual, no entanto, é mais avançadas  acerca da mecânica do pensamento.
Podemos tirar a ilação que as partículas descobertas com a característica da ubiqiiidade, têm o mesmos atributo que o pensamento.
O Espiritismo nos faz compreender como podem os Espíritos achar-se entre nós. Comparecem com seu corpo fluídico ou espiritual e sob a aparência que nos levaria a reconhecê-los, se tornassem visíveis.
O pensamento influi e comanda, modelado pela vontade do Espírito, agindo sobre si mesmo, ou sobre o objetivo ao qual se destina.
Como alicerce vivo de todas as realizações nos planos físico e extra-físico, encontramos o pensamento por agente essencial.
Entretanto, ele ainda é matéria, - a matéria mental, em que as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos prevalecem sob novo sentido, compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos.
Assim,as redes de transmissão de dados e as tecnologias de informação e comunicação podem ser consideradas ubíquas.
Hoje em dia, os sinais de internet, televisão e comunicações móveis estão disseminados por toda a parte e se encontram disponíveis a todo momento.
Os microrganismos são encontrados numa grande diversidade de ambientes, podendo por isso ser também considerados como ubíquos.
O Grande desafio da Ciência Espírita deslumbra pelo exotismo das entidades com que trata, pela ordem de grandeza das coisas que aborda, pela elegância e criatividade das teorias que formula, pela perspicácia e arrojo das interpretações que avança, fazendo com que nossas almas cresçam para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário