quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Homem e as Leis Naturais

Reiki


Os kanji rei e ki significam "espírito" e "energia"; desse modo, reiki pode ser traduzido como "energia espiritual".
Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.
Apesar de variados relatos sobre sua eficácia, a reiki é ainda pouco reconhecida pela medicina. Mas é reconhecido como terapia alternativa complementar pela OMS[carece de fontes?]. Há diversos estudos que comprovam sua eficácia, sendo que muitos podem ser encontrados no site Pubmed. [carece de fontes?][1][2].
Já existe comprovação científica do Reiki.

[] História

Aplicação de Reiki.
A sua prática assemelha-se com as práticas budistas de canalizar a energia universal pela imposição das mãos, redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.
A fonte de tal energia, aliás é motivo de grande polêmica entre os reikianos de variadas ordens do sistema. Os mais modernos, como a Mestre Americana Diane Stein acredita que a energia que flui pelo corpo do praticante e do receptor tem origem direta da Deusa (Deus), podendo ser complementada por energias de guias espirituais.
Como o conhecemos hoje, o Reiki é uma terapia holística natural que preconiza que, através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) de quem o recebe, podendo refletir assim nas zonas doentes do corpo de um paciente.

[] Teorias e práticas

Algumas escolas ensinam que o Reiki entra nos seus praticantes através do sétimo chakra (a Coroa), preenche o sistema energético sutil do praticante, e após ser transubstanciada no chakra Cardíaco, flui através das suas mãos para o corpo de quem recebe.
Outras escolas ensinam que a energia entra através do primeiro chakra (raiz), preenche a aura, torna-se centrada no quarto chakra (coração) e flui através das mãos do praticante.
O Sistema de Reiki tradicional (Dr. Usui) ensina que a energia Reiki é uma energia inteligente, que "sabe o que fazer", ou seja, a energia sente a necessidade do paciente: muda de cor, e até de intensidade e segue para o local necessário. Também afirmam que, por outro lado, o ser humano possui o livre arbítrio, e caso o paciente não esteja aberto ao tratamento (predisposto a enfrentar as causas de suas emoções, vivências, pensamentos, sentimentos, e ações) a energia não fluirá: não terá efeito duradouro no organismo, podendo até mesmo ser bloqueada pelo paciente. Nesse caso, o desequilíbrio energético persistirá, assim como a raiz do problema íntimo.
Segundo a visão holística, as doenças são criadas antes no mundo sutil: se manifestam nas várias camadas da aura a terminar com a última manifestação física que é o corpo humano (denso). O Reiki atua nas camadas sutis da aura: age no mundo invisível, e quando remove o padrão energético do desequilíbrio em todas as camadas a manifestação física é a cura do paciente.
Meridianos.
O tratamento é tradicionalmente efetuado ao impor-se as mãos. O Reikiano solicita ao paciente para deitar. Em seguida há a imposição das mãos do reikiano sobre o paciente. O reikiano atua como um canal para a energia Reiki, a energia flui da palma de suas mãos (chakra das mãos) para o corpo sutil e físico do paciente. Normalmente, o Reikiano aplica as posições do reiki que utilizam um esquema semelhante à posição dos meridianos e chakras da Acupuntura.
Alguns praticantes tocam no corpo, outros mantêm as mãos próximas (10 a 20 cm) do local a ser tratado. A energia reiki não possui barreira física: pode transpassar a barreira do tempo ( ser enviada ao passado, ao futuro ou no presente à distância- Técnicas ensinadas aos reikianos de maior graduação- e através de barreiras físicas: pode promover limpezas do ambiente. Ela é usada com muita eficácia nos animais de estimação posto que, as barreiras mentais à cura são menores que na maioria dos seres humanos.
Alguns pacientes relatam sentir várias sensações subjetivas e objetivas: calor, frio, pressão, sonolência, vibrações, etc. Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à energia Reiki chegando ao corpo e à aura de quem a recebe. É normal no início do tratamento o paciente sentir a reação de limpeza que consiste num agravamento do estado negativo do paciente, que cessa logo que o bloqueio seja totalmente retirado. Durante esse período- variável para cada paciente- é comum os sentimentos que estavam guardados como rancor, raiva, sonhos, medo, ou outros serem revividos- até afastamentos de amigos, namorados (as) ou pessoas perniciosas que prejudicavam a vida do paciente. Durante essa chamada desintoxicação energética é comum durante essa fase de alguns dias ou meses, a desistência de pacientes que não estejam preparados para liberar-se completamente dos problemas energéticos. Depois de passada essa fase, o paciente pode experimentar(dentro de suas permissões) livre dos bloqueios e o reiki é sentido como uma energia sublime do puro amor de Deus.
O reiki repara necessidades energéticas: desbloqueia nós dos canais energéticos, traz mais energia onde o fluxo era menor ou redistribui energia presa em algum local para o restante do corpo através do desbloqueio. Alguns pacientes nada sentem, outros relatam sentir muito pouca ou nenhuma alteração, mas é comum para a maioria a sensação de relaxamento ou sono.

[] Os cinco princípios do Reiki

Os preceitos do Reiki.
O que é considerado como princípios do Reiki, na verdade para os japoneses e antigos praticantes do Reiki é um Kotodama, ou conjunto de preceitos que devem ser repetidos pela manhã e pela noite por possuir uma alma e por isso possuir energias curativas. São eles:
  • Só por hoje:
Não se preocupe
Não se aborreça
Honre pais e mestres
Trabalhe honestamente
Seja gentil com todos os seres
Para Usui Sensei, estes ensinamentos deveriam ser tratados como mantras e por isso sempre recitados para que se possa alcançar paz e iluminação.

[] O Reiki como terapia

O Reiki é considerado[carece de fontes?] como terapia alternativa e complementar aos tratamentos convencionais. O Reiki não é controlado pelos pensamentos do reikiano. O reikiano, não deve, segundo o Reiki Tradicional (Dr. Usui) manifestar sua energia pessoal em favor do paciente. A energia pessoal do reikiano (o Ki para os japoneses ou Chi para chineses) não deve envolver o paciente. O Reiki é que deve ser usado por ser Apolar e inteligente. Embora não se acredite que seja possível causar mal com o Reiki, exceto em aplicações em fraturas que causam maior fluxo sanguíneo) é importante que reikiano reserve momentos para proteção energética que protegem seu sistema energético dos pacientes ou ambientes. Por isso, apenas é aconselhável para o reikiano atender ao público caso ele já tenha uma maior graduação no reiki e estágio com Mestre experiente.
 
                

 O Homem e as Leis Naturais


                          O Estado de Minas - 06-10-2002


Existem duas leis naturais que, raramente, são debatidas pela nossa cultura materialista: a Lei da Purificação e a Lei da Causa e Efeito. Falta às pessoas o conhecimento dessa verdade, pois enquanto desconhecê-la não vão alcançar a felicidade. As leis que regem a vida trazem as explicações para conseguirmos resolver todos os nossos problemas. Por isso, quando o Johrei age, alivia e cura é por que se trata de um método desenvolvido para atuar em consonância com a verdadeira natureza da criação.

Tanto o espírito como a matéria têm impurezas. Na primeira situação é chamada de mácula, mas se está no corpo é toxina. Uma reflete na outra pela profunda identidade que existe entre espírito e matéria. Isso significa que se a pessoa tiver máculas espirituais isso vai refletir no corpo material e se colocar toxinas no seu corpo físico isso também passa para o corpo espiritual como se fossem máculas. Quando o volume de uma e outra pode colocar a vida ou a missão da pessoa em risco é que surge naturalmente um processo de purificação para eliminá-las. Essa é uma lei natural, divina, conhecida como Lei da Purificação.

O organismo, constantemente, está em processo de eliminação natural, mas ninguém observa isso. Muitos incômodos físicos também são meios de não deixar uma doença mais grave aparecer com força total. Entre eles, a gripe, desinteria, furúnculos, hemorróidas, sangramentos etc fazem a limpeza do organismo. Durante a gripe, sai catarro para limpar os pulmões. Falta apetite? Também faz parte da limpeza, por isso é hora de beber só água. Na desinteria, as pessoas pensam: o que comi? Mas, é limpeza natural de toxinas da cabeça ou de outros órgãos. A hemorróida elimina sangue sujo e, graças a sua ação, os naturalistas sabem que muitas outras doenças serão curadas como enxaqueca, trombose e tuberculose. Cortes no dedo, nas mãos, são para eliminar sangue sujo. Tudo isso faz parte da Lei da Causa e Efeito, ou seja, vai gerar um sofrimento de acordo com a causa de sua toxina ou mácula.

A causa da infelicidade está no corpo espiritual que sempre está cheio de máculas. Por que, noutras encarnações, fomos pessoas muito egoístas, materialistas, que prejudicamos muitas pessoas. Essa é a grande causa das máculas espirituais. Com o espírito cheio de máculas, ele desce de nível. Mas, agora, se a pessoa entender isso e mudar sua vida, passando a amar e fazer o próximo feliz vai elevar seu nível espiritual e, assim, saborear a verdadeira felicidade.

As pessoas têm que ser altruístas, têm que se tornarem espiritualistas. Têm que reconhecer as leis da natureza e viverem de acordo com elas. Se hoje a pessoa está feliz, mas é egoísta e materialista, se fizer as pessoas infelizes também vai descer de nível espiritual e a Lei da Causa e Efeito vai funcionar em sua vida trazendo-lhe sofrimentos que é para ela acordar, mudar a vida.

A energia cósmica captada pelo Johrei é a força de recuperação do organismo e de transformação do interior de cada um. As pessoas eliminam as toxinas mais rapidamente, quando praticam o método diariamente. Sua luz penetra no espírito até o ponto de retorná-lo à condição de plenitude outorgada por Deus. É quando retornam a essa condição que as pessoas alcançam a verdadeira saúde, paz e prosperidade.


Reiki - Perguntas e Respostas


Pergunta: Reiki é igual Johrei ou Okiyome?


Resposta:

Não. Em primeiro lugar essas práticas também muito eficazes, pertencem às religiões: Messiânica e Arte Mahicari e Reiki nada tem a ver com religião ou filosofia.
Na Arte Mahikari é mistrado o okiyome (purificação).
Que consiste em uma imposição de mãos por meio da qual é transmitida a mahikari ( Luz Divina).
Na Igreja Messiânica é ministado o Johrei, que é uma transmissão de energia pela imposição de mãos, onde para se captar a Luz Divina é preciso uma medalha que é o Sagrado Ponto Focal - Ohicari.
Essas medalhas são trabalhadas pelos superiores dessas religiões para servir de uma espécie de ponte entre a energia chamada de Luz Divina e o corpo de quem transmite essa energia.
Segundo o que tenho pesquisado há anos, através de bioeletrografias(máquina kirlian) é a mesma ou muito semelhante à que chamamos no Reiki de Energia REI (Universal).
No entanto, a FORMA de se trabalhar com essa mesma energia difere em cada grupo.
No Reiki, como explicamos anteriormente, uma pessoa somente se tornará um canal para a transmissão de Energia Vital Universal (Reiki) se a sua conexão com essa frequência de energia for feita por um mestre reiki qualificado para tal, através do processo que chamamos de Sintonização ou Iniciação ou Transmissão de Poder.
Assim, jamais haverá a mistura da energia do corpo do reikiano (energia KI) com a Energia Universal (REI).
Como dissemos na questão anterior, reiki pode se unir a outras práticas.
Assim, uma pessoa pode ministrar johrei ou okiyome e também aplicar reiki. Temos em nossos cursos muitos alunos que fazem isso, pois um método auxilia o outro.
O reiki não surgiu nem existe com a pretensão de substituir nenhuma técnica de energia.
Reiki complementa, soma energia às técnicas que já existem.
Todas têm seu valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário